Os Cães no Convívio Humano (by Henrique B. Pasqualetti)

Picture
Os animais no geral exercem grande influência no cotidiano dos seres humanos. Além de fofuras inquestionáveis, são companheiros para qualquer momento, são responsabilidades e são, acima de tudo, anjinhos enviados à Terra para alegrarem as vidas das pessoas.

Mas, muitas vezes, a preferência é dada a alguns seres em especial, como os cães e os gatos. Eis a questão: Por quê? Simplismente, poderíamos dizer que é por causa de praticidade, mas além desse lado, podemos ter o lado psicológico: a domesticalização desses bichos torna-se muito mais adaptável ao convívio humano.

Os cães, em especial, têm habilidades psicológicas infindáveis que, de uma forma ou de outra, auxiliam na formação de uma pessoa. E como seriam essas habilidades psicológicas dos cães? Resumidamente, poderíamos dizer que são psicólogos, pois possui uma grande cumplicidade com o ser humano, possui além de tudo, uma lealdade inimaginável conosco.

Se colocarmos um filhote de cães para crescer junto ao nosso bebê, poderemos observar um crescimento muito mais saudável de ambas partes: o cão tornar-se-á um ser ativo, companheiro, carinhoso e superamigo, características essas que facilitam a vivência diária com o bicho; e a criança conseguirá desenvolver sua habilidades psicomotoras mais rapidamente e de forma melhor.

Em extremidade à infância, um bom cãozinho ajuda na vida de muitos idosos, pois o lado companheiro desses animais torna-se inevitável para os velhinhos. Ao se tornarem cada vez mais idosas, as pessoas tendem a ficar com menos apoio e companhia dos outros mais jovens, por diversos fatores, porém, um cão, para essas pessoas, implica em uma companhia eterna, porque são seres vivos, portanto, emotivos. O amor torna-se cada vez maior, principalmente se juntos há muito tempo.

Por esses e outros fatores, cuide sempre de seu animal, qualquer um que seja, pois nele você poderá encontrar um grande amigo. :D

Picture